4 dicas para uma parada de manutenção industrial de sucesso

Com o fim de ano se aproximando, as empresas do segmento industrial começam a se programar para a realização das paradas de manutenção (ou paradas técnicas), que consistem em intervenções realizadas em um período de tempo pré-determinado, com o objetivo de realizar uma manutenção preventiva em seus equipamentos e/ou sistemas.

Este tipo de evento é algo marcante para uma empresa, ainda mais para as unidades industriais, já que é de vital importância para a operação do ano seguinte.

Pensando nisto, preparamos 4 dicas imperdíveis sobre como realizar uma parada de manutenção de sucesso. Confira:

1º Faça um planejamento completo

O planejamento será muito importante para fornecer a dimensão da parada, visto que considerará dados e informações operacionais para reconhecer riscos, custos e estabelecer um ponto de início.

A partir disto é possível confirmar prazos e iniciar a execução das tarefas.

2º Utilize checklists

Você provavelmente já sabe disto, mas é sempre bom lembrar, certo?!

Ao realizar uma parada de manutenção industrial, os checklists serão seus melhores amigos, pois garantem que nada seja esquecido. Isto vai lhe proporcionar uma organização superior, contribuindo para uma parada de manutenção mais eficiente.

3º Envolva toda a sua equipe

O momento da parada em si requer o envolvimento de toda a sua equipe, visando garantir que os objetivos traçados e os resultados almejados sejam alcançados. Assim, é possível estabelecer uma estreita parceria entre os diversos departamentos que compõem a operação da empresa.

Além disto, é importante não inibir a criatividade do pessoal. Aproveite o momento para incentivá-los a buscar soluções inovadoras que facilitem o trabalho.

4º Utilize grupos de geradores

A melhor solução para o fornecimento de energia ininterrupta durante uma parada de manutenção industrial é a utilização de um grupo de geradores de energia elétrica. Estes podem substituir total ou parcialmente o fornecimento de energia durante a execução da parada programada de manutenção.

Esta ação evita a interrupção da linha de produção durante o processo e, em muitos casos, gera uma economia no custo da operação, uma vez que a energia elétrica produzida pelos geradores possui um custo menor do que a fornecida pela concessionária.

Procurando saber mais sobre paradas técnicas de manutenção? Aproveite e faça o download gratuito do nosso whitepaper sobre “Energia em Parada Técnica“!

Rafael Galasso
Diretor Operacional


Comentar