Como garantir energia ininterrupta

Em qualquer segmento, o fornecimento de energia elétrica é essencial para garantir o funcionamento contínuo das operações. No entanto, para que isso ocorra, é importante adotar medidas de segurança: como geradores de energia, nobreaks e baterias: que serão explicadas logo abaixo.

Sistemas UPS (nobreak): Os sistemas UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), também conhecidos como nobreaks, funcionam como uma fonte de alimentação secundária, fornecendo energia quando há interrupção na rede primária. A diferença do gerador de energia é que o no break pode ser utilizado como regulador da voltagem, porém seu fornecimento de energia dura poucos períodos de tempo, enquanto os geradores podem ser utilizados durante longos períodos.

Banco de baterias – Os bancos de baterias têm a mesma finalidade que um nobreak, porém são mais utilizados para manter o funcionamento durante médios a longos períodos de tempo.

Grupos de geradores de energia: São equipamentos que transformam combustíveis (gás, óleo diesel ou gasolina) em energia elétrica, sendo uma ótima solução para garantir o fornecimento de energia constante em casos de instabilidade ou interrupção por parte da concessionária.

Os equipamentos apresentam potências variadas, cada uma indicada para um segmento diferente. Um grupo de geradores de energia é formado por um conjunto de equipamentos de alta eficiência e a máxima segurança durante o seu funcionamento.

Através destas soluções, é possível desenvolver um plano emergencial que suporte situações de queda ou falta de energia durante um determinado período, não influenciando em nada nos resultados produtivos.

Rafael Galasso
Diretor Operacional


Comentar