Como saber o gerador mais indicado para eventos?

Se você atua na organização de eventos, certamente já passou por alguns questionamentos na hora de alugar um gerador, como o tipo, a potência e a utilização do equipamento. Estas perguntas são muito importantes na definição do gerador mais indicado para o seu evento. Então, confira abaixo os pontos que você deve considerar no aluguel de geradores de energia.

Potência

Antes de começarmos você deve ter algo em mente: a quantidade de pessoas presentes no evento não influenciará em nada no tipo do gerador, mas sim aspectos como equipamentos utilizados, iluminação e outros recursos visuais.

Geralmente, empresas de iluminação e sonorização já informam o tipo de gerador e a potência mais utilizada para suprir a utilização de seus equipamentos. Todavia, é importante que a empresa fornecedora dos geradores possua engenheiros elétricos para avaliarem o espaço e constatarem qual é o equipamento mais adequado.

Espaço

Embora a quantidade de pessoas não interfira na potência do gerador, o espaço do evento interfere. Isto porque
quanto maior a potência de um gerador, maior é o espaço necessário para o equipamento.

Assim, é importante verificar se o local do evento possui um espaço específico para a instalação do gerador. Dependendo do tamanho do equipamento, ele pode ficar aos olhos do público e, por conta disto, é importante que este esteja em boas condições, sem arranhões ferrugens ou algo do tipo.

Stand by ou pleno funcionamento?

Antes de respondermos esta pergunta, é importante deixar ambos os conceitos claros: um gerador em stand by é aquele que só funciona durante quedas de energia e leva alguns instantes para ser acionado (ou seja, durante estes segundos o espaço fica totalmente sem luz). Já o gerador em pleno funcionamento garante energia ininterrupta ao evento, independente de eventuais quedas de energia.

Logo, este é um ponto muito importante a ser considerado durante sua decisão, visto que é necessário levar em conta todo o planejamento do evento.

Utilizações

Ao contratar um gerador você pode escolher o tipo de serviço que ele irá suportar, como apenas equipamentos de luz, sonorização, ou toda a necessidade energética do evento. Isto é algo que deve ser exposto claramente na contratação do gerador.

Lembre-se de contar com um fornecedor de confiança, que tenha experiência e ofereça suporte integral às suas necessidades, bem como equipamentos de qualidade. Afinal, imprevistos não são tolerados na jornada para o sucesso do evento!

Aproveite para baixar o nosso whitepaper sobre os diferentes tipos de geradores e suas aplicações!

Rafael Galasso
Diretor Operacional


Comentar