Economia de energia em horário de pico

A eletricidade é a principal fonte de energia produtiva das empresas e indústrias brasileiras. No entanto, dada a crise hídrica e os recentes reajustes na tarifa de energia elétrica, muitas empresas estão optando por outras soluções de abastecimento, como grupos de geradores de energia e afins, visando economizar na utilização de eletricidade e reduzir seus custos produtivos.No período das 18 h à s 22 h, em dias úteis denominado Período de Ponta, o consumo de energia elétrica é muito alto e possui uma tarifação mais cara. Dessa forma, como fábricas e indústrias estão em plena produção neste momento, seus gastos com energia ficarão mais elevados, encarecendo a produção e, consequentemente, o produto final.

A solução que as empresas encontraram foi utilizar grupos geradores de energia durante os horários de pico e, após esse período, reconectar a fonte primária de energia. Isso garantia que a tarifação inerente ao uso correspondesse somente aos períodos de baixo consumo, o que acabava reduzindo os custos.

Assim, observou-se que é possível alcançar uma economia de até 30% no valor do consumo, o que reflete positivamente na receita da empresa.

Marcos Bottini
Comercial


Comentar